De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, se tem uma coisa que consegue chamar a atenção dos brasileiros, essa coisa é a internet. Com base nesses dados, passamos por volta de 4h59 por dia de olho na web. E aí, com essa informação em mãos, não é de se admirar que tantos empreendedores tenham apostado cada vez mais suas fichas na rede na hora de escolher um tipo de marketing para loja.

Mas será que o marketing online é realmente tão superior ao offline? Qual desses dois modelos pode ser de fato interessante para o seu negócio? Pois são essas e outras perguntas que responderemos neste post. Confira!

As vantagens da internet para o marketing

Quando falamos de marketing online, é fácil imaginar que estamos falando de um tipo de marketing que conversará com um público bastante amplo, afinal, hoje temos quase metade da população conectada à web.

Mas o marketing na internet traz vários benefícios que vão além desse. Ele também traz vantagens que dizem respeito ao valor das suas ações na web e à sua efetividade.

Mensuração

Os resultados do marketing digital são facilmente mensuráveis, sendo possível até mesmo ver alguns detalhes que passariam despercebidos no modelo tradicional. E tudo isso, no final das contas, acaba ajudando a tomar decisões melhores e até mais rápidas para uma empresa.

Segmentação

Precisa segmentar sua campanha para um público específico ou até mesmo para uma microrregião específica? Pois isso é algo extremamente simples de se fazer no marketing online. E nem custa caro.

Custo-benefício

Justamente por reduzir o tempo e o trabalho de produção e veiculação das peças — a arte sai do computador e vai direto para a rede, sem precisar passar por uma gráfica, por exemplo —, o marketing online acaba conversando com um público bem maior que o do marketing tradicional por um preço bem menor. Algo que é ótimo para o faturamento de qualquer loja.

Os benefícios do marketing tradicional

Bem, mas mesmo com tudo isso que falamos sobre o marketing online, o modelo offline também tem suas vantagens.

Faixa etária de público

Estima-se que, hoje, pelo menos 66% dos idosos brasileiros já tenham acesso à internet. No entanto, boa parte desse público ou ainda não é ligada à web ou não gasta tanto tempo navegando na rede. E é aí que o marketing tradicional ganha pontos, conseguindo conversar com essas pessoas que nem sempre estão de olho no mundo digital.

Alcance

Muitas localidades do país ainda não contam com um bom serviço de internet banda larga (algumas delas, inclusive, ficam dentro de grandes centros urbanos). Portanto, para levar a sua mensagem até essas pessoas, o melhor caminho ainda é o marketing offline.

Integração

Outra vantagem do marketing tradicional é que não é difícil combiná-lo com o marketing digital. E as empresas que conseguem fazer essa junção do online e offline, principalmente nos pontos de venda, acabam se dando muito bem no mercado.

O veredicto

Apesar de o marketing online ser o modelo mais moderno, barato e prático, o fato é que o offline ainda pode trazer boas vantagens para o seu negócio. No entanto, para saber qual deles é o melhor tipo de marketing para loja, é preciso analisar as características que mostramos por aqui e, principalmente, entender as particularidades do seu público.

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