Em alguns momentos é preciso deixar o estresse do cotidiano, relaxar e assistir a um bom filme, não é mesmo? O problema é que, especialmente hoje em dia, com a internet, pay per view e Netflix, as opções são tantas que fica superdifícil escolher qual filme assistir!

Por isso, para juntar o útil ao agradável, selecionamos uma lista com 5 filmes sobre arquitetura e decoração de interiores para acompanhar a pipoca. Escolha o seu e divirta-se!

1. A vida é um sopro

Um dos arquitetos mais famosos do Brasil foi Oscar Niemeyer. Nesse documentário biográfico, de forma descontraída e bem-humorada, conta-se um pouco sobre arquitetura e o arquiteto, a vida e obra do mestre das curvas, mostrando seus grandes projetos, sua visão política e também sua paixão pelas mulheres.

A direção do documentário fica por conta de Fabiano Maciel, conhecido por seus curtas-metragens “Vaidade” e “Língua das línguas”.

Aparecem no filme, além do próprio Oscar Niemeyer, grandes nomes do cenário político e cultural do mundo como Carlos Heitor Cony, Eduardo Galeano, Ferreira Gullar, Eric Hobsbawn, Nelson Pereira dos Santos, Mário Soares, Chico Buarque e Ítalo Campofiorito.

2. Flores Raras

Continuando com filmes sobre arquitetura brasileira, o longa “Flores Raras” conta a história de amor entre a arquiteta Lota de Macedo Soares e a poetisa estadunidense Elizabeth Bishop. O filme se passa no Rio de Janeiro, nas décadas de 50 e 60, no meio da explosão da Bossa Nova e na época da construção de Brasília. Conta a trajetória dessas duas grandes mulheres e também do planejamento e execução do Parque do Flamengo.

“Flores Raras” é dirigido por Bruno Barreto, famoso por “Dona Flor e seus dois maridos” e “O que é isso, companheiro?”, dentre outros ótimos filmes.

Lota é interpretada magistralmente por Glória Pires e cabe a Miranda Otto o papel de Elizabeth Bishop. O elenco ainda conta com Tracy Middendorf, Treat Williams, Marcelo Airoldi, Luciana Souza, Tânia Costa e Marianna Mac Nieven.

3. A Escala Humana

Outro excelente documentário, “A Escala Humana” trata da questão da urbanidade e o desenvolvimento sustentável da moradia social. Reunindo depoimentos de arquitetos, filósofos e sociólogos, o filme se propõe a pensar o amanhã, quando será necessário tornar possível ter cidades com populações astronômicas e a viabilidade desses projetos.

Dirigido por Andreas Dalsgaard, o longa é transnacional, filmado em diversos países, tais como Dinamarca, Bangladesh, China, Nova Zelândia e Estados Unidos.

O documentário conta com depoimento de diversos especialistas, sendo o mais proeminente Jan Gehl, professor e famoso arquiteto dinamarquês.

4. A Origem

Um filme complexo, que lida com a imaginação e a capacidade de criar cenários de sonhos. A arquitetura está presente a todo o momento, pois os ambientes são praticamente um personagem. A história se passa em um futuro próximo, quando se cria uma máquina capaz de ter sonhos lúcidos e, inclusive, entrar em sonhos alheios. Ao trabalhar diversos níveis de consciência em uma trama psicológica cheia de ação, “A Origem” é, com certeza, um dos grandes filmes da atualidade.

Christopher Nolan assina a direção e, embora dispense apresentações, foi responsável por outros grandes sucessos, como a mais recente trilogia de “Batman”.

O primoroso elenco conta com Leonardo DiCaprio, Ellen Page e Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Ken Watanabe, Tom Hardy, Cillian Murphy, Dileep Rao, Tom Berenger e Michael Caine.

5. Equilibrium

Um excelente e não tão conhecido filme de ficção científica distópica, “Equilibrium” se passa em um futuro em que toda a emoção e arte foi suprimida como forma de acabar com os problemas da humanidade. Contando com uma arquitetura minimalista ao extremo e cenários sóbrios, é uma ótima opção para quem se interessa por arquitetura.

Kurt Wimmer é o diretor de “Equilibrium”, também responsável por “Ultravioleta”.

O elenco é composto por Christian Bale, Emily Watson, Taye Diggs, Sean Bean, Angus, Macfadyen, William Fichtner, Sean Pertwee, David Hemmings, Dominic Purcell e Taye Diggs.

O que achou da nossa seleção? Conhece mais alguns filmes sobre arquitetura para recomendar? Deixe sua sugestão nos comentários!