As vendas de qualquer empresa dependem diretamente de um relacionamento saudável com os clientes. Além de oferecer um bom catálogo de produtos e um ambiente de compras agradável, é necessário conhecer o seu público-alvo e valorizá-lo. E isso se faz através da gestão da carteira de clientes.

Quer aprender a gerenciar o registro dos seus compradores? A gente te explica tudo no post de hoje. Acompanhe!

1. Classifique sua carteira de clientes

A carteira de clientes é composta pelos dados dos seus consumidores. Porém, não estão presentes apenas aqueles que compram frequentemente na sua empresa. É preciso estar atento a todas as classes de clientes e aprender como trazê-los para dentro da loja. Conheça agora os tipos de clientes que compõem a sua carteira:

Clientes ativos

São aqueles que compram na sua empresa com certa regularidade e que seguem o ciclo de compras.

Clientes prospects

São aqueles que ainda não compraram na loja, mas estão em vista. Muitos empreendedores não valorizam essa categoria de consumidores, mas ela também merece ser bem recebida. Os prospects são os clientes que construirão o futuro da empresa.

Clientes inativos

São aqueles que estão deixando de consumir na sua loja ou não estão se adequando ao ciclo de compras. Se esses clientes mostram que estão comprando de outra empresa, é hora de agir para atraí-los de volta ao seu negócio.

Ex-clientes

São os que já não consomem e encontraram outro fornecedor. Apesar da dificuldade, é possível recuperá-los através de estratégias inteligentes.

2. Aprenda como gerir a carteira de clientes

Antecipe os movimentos dos consumidores

É possível perceber quando um cliente se destoa no ciclo de compras e gradativamente deixa de consumir na sua loja. É dever primordial do gestor prestar atenção não somente nos clientes ativos, mas também naqueles que não estão comprando.

Trace seus planos para abordar esse comprador que está encontrando outros fornecedores. É preciso acompanhá-lo de perto e pensar em contatá-lo de maneira dinâmica. Para evitar que os clientes saiam, é preciso prever seus movimentos, por isso fique de olho no comportamento de compras dos seus consumidores!

Cuidado com a positivação da carteira

É claro que todo empreendedor se foca na positivação da sua carteira, tornando mais clientes ativos. Porém, o erro de muitos é se preocupar com a quantidade, e não com a qualidade. Assim, atraem clientes, mas não oferecem uma venda de qualidade.

Excesso de clientes na sua carteira pode significar queda no desempenho dos vendedores. Se a carteira é muito grande, seu time não consegue atender aos compradores com a frequência e atenção adequadas.

Esse erro é fatal para os negócios, já que, se o serviço não for bem prestado, a loja não conseguirá fidelizar o cliente. Uma venda bem feita exige aperfeiçoamento e conhecimento do seu público. Por isso, pode ser interessante enxugar seus registros.

Foque nos clientes atuais

Aumentar o faturamento é o grande objetivo dos empreendedores. Mas é preciso saber que isso não se dá apenas atraindo novos compradores. Vender mais para os clientes atuais é sempre possível com a aplicação de estratégias de atração.

Empreendedores experientes afirmam que manter um cliente fiel custa de cinco a sete vezes menos do que atrair novos compradores. Por isso, mantenha seu foco em quem já compra da sua empresa e busque fidelizar esses clientes.

Faça uma gestão efetiva e diária

Para que a carteira se mantenha organizada, é preciso fazer uma gestão frequente. Isso significa interpretar em qual categoria cada cliente da sua loja se encontra. Também é necessário monitorar a movimentação de compras de seus consumidores.

Percebendo com antecedência quais compradores estão deixando de consumir na sua loja, você consegue aplicar estratégias a tempo de reconquistá-los. Por essa razão, é importante estar de olho diariamente na sua carteira e usar as informações obtidas para direcionar as ações da empresa.

Fazer a gestão da carteira de clientes não é tarefa difícil quando você tem as melhores dicas. Gostou do post de hoje? Já aplicou alguma dessas ações a sua empresa? Deixe seu comentário!