Para você, as palavras “campanha” e “marketing” parecem ter vindo de um universo muito distante e que nada tem a ver com o seu negócio?

E se nós dissermos que, na prática, as campanhas de marketing são um recurso importante que ajudam a aumentar o faturamento da sua loja — mais precisamente, para vender mais gastando pouco?

Isso mesmo! Existem muitas estratégias de marketing voltadas para pequenos e médios empreendimentos, com um excelente retorno e baixo investimento. Ficou curioso? Confira, a seguir, algumas ações que você pode aplicar no seu negócio agora mesmo!

Monte um cronograma de vendas

Planejamento é muito importante sempre. Antes de pensar em ações para vender mais gastando pouco, você precisa elaborar um plano de vendas.

O primeiro passo é definir suas metas, as ações que serão utilizadas e o prazo para a obtenção de resultados. Sem esses parâmetros, você fica sem referências para medir o sucesso das suas estratégias de venda.

Explore sua cartela de clientes

Muitos negócios acabam investindo uma fortuna em campanhas para aumentar as vendas e nem percebem que possuem uma fonte valiosa de informação: a carteira de clientes. Ouvir o que eles têm a dizer sobre o seu produto ou serviço vai ajudar você a elaborar estratégias de vendas de fidelização e captação de novos clientes.

Essa é uma ação que pode ser desenvolvida no pós-venda. Você pode elaborar um questionário e enviá-lo por e-mail, convidando seus clientes a respondê-lo. Se preferir, o contato também pode ser realizado pelo telefone.

Pergunte, por exemplo, o que esse cliente considerou ao procurar seu negócio e quais os produtos ou serviços que ele gostaria de encontrar nas próximas vezes que ele voltar à sua loja. A partir da compilação dessas respostas, você pode desenvolver estratégias de vendas muito melhor adaptadas ao seu público-alvo e, consequentemente, com maiores chances de sucesso.

Marque presença nas mídias online

Antes de sair de casa para adquirir um novo produto ou serviço, provavelmente, você faz uma busca sobre eles na internet, certo? Esse comportamento é o mesmo dos seus clientes, por isso, manter presença nas mídias online lhe ajudará a vender mais gastando pouco.

A boa notícia é que as ações de marketing digital têm um custo-benefício muito melhor do que aquele obtido com as mídias tradicionais. Além disso, são uma maneira de diversificar seus canais de comunicação com seu cliente, garantindo, ao mesmo tempo, uma boa vitrine para o seu negócio

Você pode começar com uma página da sua loja nas redes sociais mais utilizadas por seus clientes, sem nenhum custo para iniciar a divulgação da sua marca. Ou, ainda, utilizar o WhatsApp para enviar mensagens aos clientes anunciando a chegada de novos produtos.

Mobilize a equipe de vendas

Aproveite aquele momento em que há um menor movimento no seu negócio para colocar os vendedores à procura de novos clientes, seja por e-mail, telefone e até mesmo em reuniões com fornecedores e parceiros.

Não se esqueça também de reforçar com a equipe de vendas a importância do atendimento pessoal. Afinal, receber bem um cliente sempre contribui para a maior lucratividade do negócio!

Viu só como é possível vender mais gastando pouco? Se você quer mais dicas como estas, siga a gente no Facebook, Instagram e YouTube e não perca nenhuma novidade!