Um bom comerciante sabe que ter bons argumentos de venda é primordial para o sucesso de qualquer empreendimento. A simpatia é importante, mas não é tudo. Hoje, os clientes querem entender como aquele produto pode interferir diretamente em suas vidas.

Nesse contexto, é necessário utilizar uma série de técnicas para envolver o consumidor e fazer com que ele feche negócio. Quer saber quais são as estratégias? Então continue conosco: listamos tudo o que você precisa saber para melhorar a sua abordagem e aumentar as suas taxas de conversão!

Seja próximo do cliente

A proximidade pode conquistar ou repelir o cliente, dependendo da sua abordagem. Isso ocorre porque muitos vendedores tentam forçar uma relação, chamando o consumidor de “amigo”, “querido”, dentre outros apelidos carinhosos.

É claro que o cliente tende a comprar com quem ele se sinta acolhido. No entanto, é preciso cautela. Nunca force uma relação intimista, a não ser que o consumidor dê total abertura para isso. O ideal é perguntar o nome da pessoa (ou como ela gostaria de ser chamada) e tratá-la de forma respeitosa.

Entenda o que o seu cliente precisa

De nada adianta mostrar diversos celulares de última geração se o seu cliente só quiser um modelo de até 700 reais com uma memória boa. Por isso, jamais trate as pessoas da mesma forma e aprenda a ouvi-las.

Pergunte quais são as necessidades do seu consumidor e escute-o atentamente antes de pensar em fechar o negócio. Depois, procure mostrar as melhores opções de acordo com o perfil que está diante de você!

Saiba tudo sobre o seu produto ou serviço

Muitas pessoas concentram os seus esforços no momento da venda e se esquecem de que a maior parte do trabalho está na preparação. É preciso estudar e conhecer o seu produto como ninguém. Desse modo, além de aumentar as suas possibilidades de argumentação, você estará preparado para responder a qualquer pergunta.

Uma cliente poderá chegar a sua loja procurando por móveis pequenos, já que o espaço que ela tem disponível para eles é reduzido. Esteja preparado para mostrar que os mobiliários prontos nem sempre são as melhores soluções. Fale sobre os móveis planejados, como eles são feitos, e como poderão beneficiar o seu consumidor!

Seja um expert dos produtos e serviços disponíveis em sua loja e esteja pronto para oferecer as melhores soluções para diversos perfis de compradores. Com o tempo, você verá como isso aumentará as suas taxas de venda.

Passe uma imagem de confiança

Saiba que a sua postura, tom de voz e maneira de conversar podem interferir diretamente na credibilidade que você transmite. Sendo assim, é extremamente importante treinar as estratégias de argumentação em casa — com conhecidos, familiares e até mesmo no espelho!

Use o argumento de tendência

Considerado infalível, esse é um dos argumentos de venda mais usados. Adote estratégias como “esse é o material mais utilizado no mercado” ou “as melhores empresas optam por esse tipo de revestimento”.

O consumidor deve ter em mente que estará fazendo o melhor negócio se seguir as tendências do mercado. Vale ressaltar que é muito importante utilizar informações verdadeiras: jamais fale que o produto é o mais vendido se isso for mentira!

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