Qualquer loja, seja ela física ou virtual, precisa dos consumidores para sobreviver. Nesse contexto, os empresários devem promover ações para converter as pessoas em clientes o quanto antes a fim de não dar espaço para a concorrência.

A melhor maneira de fazer isso é promovendo estratégias que criem o senso de urgência e exclusividade. Desse modo, o cliente sentirá medo de perder a oportunidade e será condicionado a fechar a compra o mais rápido possível.

Se você quer aprender como praticar o senso de urgência no seu negócio, este artigo foi escrito para você! Listamos algumas ações que podem ser implantadas hoje mesmo. Confira!

Invista em promoções limpa estoque

As promoções que prometem limpar o estoque são excelentes opções para introduzir um pensamento de urgência no consumidor. As campanhas devem mostrar a eles que aquela é a última chance de adquirir determinados produtos por um preço especial.

Além disso, essas promoções costumam ser bastante úteis para movimentar itens que estavam parados na loja. Para ter um resultado eficaz, utilize diversas estratégias de marketing para divulgar a sua ação.

Recorra aos pontos fracos do consumidor

Basicamente, existem dois grandes pontos fracos do consumidor: a cobiça e o medo. Como vimos, o segundo elemento pode ser trabalhado a partir da criação de ofertas que façam ele sentir que aquela é uma oportunidade única.

Já a cobiça pode ser aproveitada de diversas formas. Por exemplo, sua loja pode criar ações que mostrem ao comprador as vantagens de adquirir aquele modelo de celular que acabou de ser lançado. Fale como o produto é revolucionário e como a sua empresa tem os melhores preços para ele.

Utilize calls-to-action urgentes

Se você ainda não é familiarizado com o termo, saiba que call-to-action é uma chamada para ação, ou seja, é o momento que você convida o consumidor para realizar determinado ato. Para que a estratégia seja eficaz, é necessário utilizar palavras que sugiram urgência. Veja alguns exemplos:

  • Somente hoje: compre agora mesmo o produto A e ganhe desconto no B;
  • Seja um dos primeiros a comprar o lançamento;
  • Compre nesta sexta-feira e receba frete grátis.

Crie condições especiais aos primeiros compradores

Essa é outra estratégia para aproveitar o ponto fraco do consumidor. Crie condições especiais — como frete grátis, descontos, etc. — para um número determinado de compradores. Dessa forma, o cliente sentirá medo de perder a oportunidade e fechará o negócio rapidamente.

Use cores que aumentem o senso de urgência

Sabemos que as cores têm um papel fundamental no processo de conversão de clientes. Por isso, utilize-as ao seu favor sempre que for divulgar ações ou produtos. Dê preferência aos tons fortes e quentes, como o vermelho, laranja e amarelo.

Em qualquer estratégia, é importante ter em mente que você não deve esperar o consumidor sentir a necessidade de comprar o seu produto. Por isso, crie ações que instiguem as pessoas a sentirem vontade de experimentá-lo.

Agora que você já sabe como praticar o senso de urgência em suas vendas, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outras dicas para alavancar o seu negócio!