Não importa qual seja o seu ramo de atuação ou o tamanho da sua empresa: continuar fazendo apenas o que você “sempre se fez” não te ajudará a se destacar da concorrência.

No post de hoje, listamos 6 dicas para ajudar você a aumentar suas vendas e se sobressair no mercado. Confira!

1. Pense grande e otimize seu tempo

Seja qual for o tamanho do seu negócio, crie uma imagem mental na qual ele é o maior e mais bem sucedido em seu mercado. Depois, considere o tempo que você consome exclusivamente em tarefas burocráticas e de rotina que outra pessoa poderia fazer por você.

Organize-se para dedicar uma parte maior do seu tempo a tarefas mais importantes, como desenvolver estratégias de marketing, melhorar o relacionamento com os clientes e implementar novas estratégias de expansão de suas operações. Dessa forma, você manterá sua mente livre para focar no que realmente importa: o crescimento do seu negócio.

2. Estabeleça bons relacionamentos com os clientes

Esse é um grande diferencial competitivo, e é o motivo pelo qual certas empresas sobrevivem e prosperam no mercado mesmo em meio a crises econômicas. Para estabelecer boas relações com os clientes, é necessário criar um banco de dados com todos os registros que puder dos seus compradores.

Experimente também enviar cartões comemorativos em aniversários e outras datas especiais, além de panfletos personalizados de vendas, newsletter, entre outros. Assim, você manterá sua empresa e seu produto sempre na memória do consumidor.

3. Forme uma equipe de excelência em vendas

As empresas de sucesso já perceberam que a qualidade de sua equipe de vendas é fundamental para sustentar o crescimento no mercado. Um bom vendedor geralmente é aquele que consegue vender, pelo menos, 4 vezes mais do que um vendedor médio.

Para que a sua equipe atinja tais níveis, você deve conscientizá-la de seus pontos fortes e desenvolver planos bem definidos que a permita atingir seu potencial.

4. Colete endereços de e-mail

Com a permissão de seus clientes, envie periodicamente atualizações e notificações à sua lista de compradores. O e-mail também é uma poderosa ferramenta de marketing que não exige grandes investimentos.

Mas tome cuidado para não chatear seus clientes: não envie e-mails sem respeitar a periodicidade estabelecida, e utilize essa estratégia somente quando tiver mensagens interessantes ou conteúdos realmente valiosos para transmitir a eles.

5. Aproveite as oportunidades do e-commerce para aumentar as vendas

Se você atua com móveis planejados, por exemplo, uma boa ideia é oferecer um website a seus clientes para que eles encontrem novos projetos de móveis com facilidade, aumentando as chances de realizar compras. Você poderá, então, criar descontos especiais em dias específicos do ano ou para determinados produtos.

Além disso, o e-commerce pode passar a ser um elemento significativo de seu planejamento. Afinal, você poderá atingir o cliente a qualquer hora e lugar, aumentando os canais de interação ao mesmo tempo em que ambos (sua empresa e o cliente) aproveitam os benefícios do autoatendimento.

6. Promova a fidelização dos clientes

A fidelização é uma ótima estratégia para aumentar o número de vendas recorrentes. Clientes fiéis são o alicerce de qualquer negócio de sucesso. Sendo assim, você deve buscar alternativas para incentivar sua lealdade.

Essa é uma regra particularmente útil para empresas que têm concorrentes diretos na mesma área. Ainda assim, não existem regras universais a serem postas em prática: para aumentar as vendas, você deve se basear em sua expertise e nos variados tipos de clientes que atende.

E você, gostou das nossas dicas? Então aproveite e descubra como o marketing pode ajudar sua rede de lojas!