O mercado moveleiro evoluiu muito ao longo do tempo: à medida que a sociedade modificou seus costumes e prioridades, a forma de utilização dos móveis também experimentou consideráveis mudanças. Hoje, eles são itens de primeira necessidade nos lares, mas também colaboram com a decoração de outros ambientes.

O comércio de móveis se tornou um empreendimento rentável mesmo em tempos de crise. O design é uma qualidade atrativa nesse setor, mas não é suficiente para se destacar e atender todas as exigências dos consumidores.

Nesse contexto, é preciso se adaptar às novas tendências do mercado a fim de manter os lucros e a fidelidade dos clientes. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e confira 6 dicas práticas para se destacar no setor moveleiro!

1. Aposte em inovação e design

Atualmente, a satisfação das necessidades está cada vez mais voltada para a personalização. E, no ramo moveleiro, isso se traduz em design e inovação, agregando valor e novas possibilidades ao produto.

Assim, é possível atender as prioridades do consumidor, entendendo sua linguagem além das demandas financeiras, afetivas, e de conforto no momento de escolher como guarnecer a casa com os móveis certos.

2. Invista nas tendências

Com inovações práticas e cheias de estilo, os móveis planejados e ecológicos estão entre a tendências mais promissoras da atualidade.

Os móveis planejados trazem a vantagem de personalizar e otimizar os ambientes. Isso resulta em harmonia e melhor aproveitando dos espaços, principalmente em locais pequenos.

Já os móveis ecológicos estão em alta principalmente pela crescente preocupação com reaproveitamento de materiais recicláveis. Suas peças podem atender a um alto padrão de qualidade, além de conferir charme e modernidade aos ambientes.

3. Faça um marketing de excelência

Conhecer as dúvidas do público-alvo é o primeiro passo para atrair e fidelizar clientes. E, nesse sentido, o marketing de conteúdo pode trazer resultados bem animadores.

Com a estratégia, é possível produzir conteúdos informativos do interesse do público em formatos de posts para blog, redes sociais e e-mail marketing. O que pode ajudar os potenciais clientes a identificar e até solucionar problemas, criando vínculo e situando a marca como referência de mercado.

Contudo, é importante manter sempre uma frequência de postagens, para preservar a atenção de seus seguidores.

4. Conheça seus concorrentes

Conhecer seus concorrentes é uma forma eficaz de entender como o público reage aos preços e promoções oferecidos no mercado. Também, de entender como a concorrência interage com esse público, de que forma ele é recepcionado.

Assim, é possível traçar uma estratégia para tornar sua loja mais atrativa para a clientela, oferecendo preços justos e tratamento diferenciado, e respeitando o conceito e as particularidades da marca.

5. Fidelize seus clientes

O atendimento é o principal segredo para manter a clientela fiel. Além de um ambiente agradável, a recepção ao público deve ser de alta qualidade para garantir sucesso nas vendas e bom posicionamento no mercado.

Portanto, é necessário um treinamento eficiente dos funcionários para humanizar o suporte, sendo essa uma premissa muito valorizada nos dias de hoje. Afinal, um cliente maltratado dificilmente retorna.

Outra maneira de conquistar o consumidor é atentar-se para os prazos estipulados. É preciso ser transparente e realista no momento de combinar as datas de término da produção e entrega do produto, procurando sempre cumpri-las. Isso também conta muito para superar concorrentes.

6. Mantenha o padrão de qualidade

Após aprovar o design, o atendimento e todo o processo envolvido na compra, a qualidade dos móveis será um fator fundamental a ser levado em conta pelo cliente. Afinal, ao escolher móveis sob medida — com todo o diferencial que os acompanha — o consumidor cria uma expectativa acerca da sua durabilidade e conforto.

Para garantir tudo isso, é indispensável considerar os atributos dos materiais usados, as técnicas de fabricação e os acessórios que complementam o mobiliário, pensando na menor necessidade de manutenção possível.

O mercado moveleiro se transformou em algo maior que simplesmente “guarnecer a casa”. Hoje, as pessoas experimentam sensações diferenciadas ao interagir com seu mobiliário personalizado e confortável. Muitas, inclusive, reservam um espaço para home office  uma tendência cada vez mais presente.

Viu só como é fundamental inovar no mercado moveleiro? Agora que você já sabe mais sobre essa tendência, aproveite para compartilhar esse post nas suas redes sociais e ajudar os amigos a ficarem por dentro das novidades da área!