Não importa o que está sendo ofertado: ao visitar um ponto de venda, o que o consumidor mais deseja é conferir e experimentar um produto ao vivo. É nesse contexto que entra o showroom, uma estratégia que permite ao cliente viver a experiencia de possuir determinado produto em um local onde é possível ter acesso físico a ele.

Direcionar a atenção para a utilidade real do seu produto é a melhor maneira de transformar aquele comprador casual em um cliente pagante — e o showroom é um grande aliado nessa missão! Mas como manter seu showroon interessante e convidativo para o público?

No post de hoje, separamos algumas dicas de como você pode cuidar de seu showroom e alavancar seus ganhos mesmo em épocas de crise. Confira!

Proporcione uma experiência única

Ao projetar seu showroom, pense na experiência do cliente desde o momento em que ele entrar pela porta. É preciso levá-lo em uma verdadeira viagem para longe da realidade, proporcionando uma experiência única.

Categorize seus produtos por departamentos e posicione as seções de modo que uma naturalmente leve a outra. Inicie a jornada do seu cliente com seus produtos mais populares e, em seguida, guie-os através de outros departamentos que se relacionam com os itens que vieram antes.

Para finalizar o tour e completar sua estratégia, não se esqueça de contar com um balcão de pagamento na parte de trás do showroom.

Permita que os clientes vivenciem os produtos

Os clientes estão em sua loja porque querem experimentar seus produtos pessoalmente. Portanto, certifique-se que eles possam ter exatamente o que foram buscar.

Disponibilize amostras que permitam aos visitantes tocar e sentir produtos que normalmente são encaixotados, crie ambientes que os encorajem a interagir com os produtos e componha cenários diferenciados para que ele possa vivenciar a variedade de aplicações que seus produtos oferecem.

Inspirar o cliente mostrando a ele várias formas de utilizar um produto pode ser o fator decisivo para finalizar uma venda, então não poupe esforços na hora de explorar todas as possibilidades possíveis para isso.

Capacite sua equipe para ajudar os clientes

Certifique-se de sua equipe está preparada para proporcionar a seus clientes a melhor experiência possível com um atendimento otimizado.

Prepare centrais de informações para que os funcionários consigam acessar, de forma rápida e eficiente, tudo que os consumidores podem precisar, como preços de produtos, disponibilidade e prazos de entrega.

Não se esqueça ainda de treinar seu pessoal para dar ao cliente a experiência de compra que eles preferem.

Crie Pontos Focais

Ao planejar seu showroom, crie pontos focais — ou seja, pontos elaborados para atrair o interesse dos visitantes. Se você tem um grande showroom com vários departamentos, considere adicionar um ponto focal para cada seção de sua loja.

Caso você conte com um espaço menor, considere usar uma layout principal para toda o espaço. Os pontos focais podem ser compostos de displays de produtos ou telas digitais que transmitem informações relacionadas a seus produtos e sua marca.

Use a vitrine como prévia

Ao configurar seu showroom, pense no que os clientes verão ao entrarem no local. Concentre um pouco mais de esforço em suas vitrines e certifique-se de que elas sejam vistas imediatamente.

Ao configurar vitrines que destaquem seus melhores produtos, você conseguirá atrair os consumidores pra dentro de sua loja, dando-lhes uma prévia do que encontrarão no interior.

Dê a seus clientes uma razão para visitar

Todas essas dicas não vão fazer muito pelo seu negócio se você não estiver de fato recebendo clientes, certo? Por isso, dê a eles uma razão para visitar seu showroom, mantendo exibições abertas, vendas e eventos especiais.

Mas lembre-se: é preciso torná-lo divertido, e não apenas um evento sobre as vendas. Seja o anfitrião de eventos gratuitos voltados para o seu público-alvo, treinamentos ou oficinas que ofereçam aos clientes um bom incentivo para parar em seu showroom — e consequentemente, se encantar por seus produtos.

Seguindo essas dicas, seu showroom tem tudo para ser uma ferramenta de vendas poderosa, com capacidade de atrair, fidelizar clientes e ainda aumentar o faturamento de sua loja, mantendo seu negócio atual e relevante.

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