Inserido em um mercado altamente competitivo e lidando com clientes cada vez mais exigentes, todo administrador ou gestor precisa estar constantemente em busca de soluções eficazes e inteligentes para aumentar o ticket médio da sua empresa.

Embora essa não seja uma tarefa simples, existem algumas técnicas que trazem excelentes resultados para qualquer empresa. No post de hoje, selecionamos 5 estratégias para ajudar você nessa missão. Continue a leitura e confira!

1. Ofereça descontos e frete grátis

O frete grátis é uma das técnicas mais comuns para aumentar o ticket médio da sua empresa. Apesar de batida, ela continua sendo altamente eficiente, visto que uma das maiores taxas de abandono de carrinho ocorre exatamente quando os consumidores se deparam com os valores de envio.

Oferecer abatimentos também é outra alternativa bastante popular, especialmente entre os brasileiros que adoram um bom desconto. Quanto mais o cliente comprar, maior pode ser o percentual de redução. Apenas lembre-se de fazer isso com parcimônia, para não minar completamente a sua margem de lucro.

2. Faça uma precificação estratégica

A precificação estratégica também é fundamental para melhorar o desempenho da empresa e aumentar o ticket médio. É muito importante que você cobre um valor compatível com o seu custo de produção e as suas despesas nas campanhas de marketing e divulgação.

Embora seja uma tática impopular num primeiro momento, o fato é que os resultados são muito positivos, desde que você o faça em serviços ou produtos que tenham uma boa percepção de valor por parte do seu público.

3. Ofereça uma linha exclusiva

Oferecer linhas exclusivas sempre é uma boa maneira de fazer com que os seus clientes se sintam valorizados, satisfeitos e especiais. Se for uma edição limitada, os benefícios podem ser potencializados, pois isso cria senso de urgência nas pessoas, que acabam finalizando a compra mais facilmente, por impulso.

A única questão a ser observada aqui é que essa é uma ação de curta duração, por conta da sua própria natureza. Diante desse contexto, acaba sendo mais difícil manter o aumento das vendas por um período significativo.

4. Invista na recomendação de produtos

A recomendação de produtos relacionados se tornou altamente popular com o aumento do número de lojas virtuais e essa ação também é uma das técnicas para aumentar o ticket médio da sua empresa.

Sua execução é bem simples e parte do princípio de sugerir alguns itens que tenham relação direta com a compra inicial. As opções são quase infinitas.

Oferecer pacotes de mercadorias também funciona, pois muitos clientes amam os combos. Inclua artigos complementares e conceda descontos, ainda que discretos. Você também pode aproveitar essa chance para circular produtos que não tenham muita rotatividade individualmente.

5. Amplie sua cartela de mercadorias

Por fim, outra maneira de aumentar o seu ticket médio é ampliando a sua cartela de mercadorias. Afinal, quanto mais produtos diferentes você tiver, maior será o número de pessoas que poderão se interessar pelo seu empreendimento.

Você pode fazer isso analisando os itens que estão tendo grande procura na loja e, com isso, ter algumas ideias de outros artigos que também possam ter uma saída maior.

Essas são algumas maneiras eficazes de aumentar o ticket médio da sua empresa. Gostou do conteúdo? Então siga a Inusittá nas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!