Sabe aquela sensação de receber uma pessoa e ter a impressão de que não a agradou? Se isso vem acontecendo em sua loja, pode ser que você esteja cometendo alguns erros de marketing que estão afastando seu público-alvo e impedindo suas vendas de evoluir.

Entender que boa parte das compras é motivada por fatores psicológicos ajuda a desenvolver estratégias no ponto de venda e no showroom para, assim, conquistar mais clientes. No mercado de móveis, por exemplo, a decoração e a disposição dos produtos precisa ser harmoniosa, mas pecar nisso está longe de ser o único erro que você pode cometer.

No post de hoje, você verá alguns erros de marketing mais comuns e aprenderá como evitá-los. Acompanhe!

1. Não apostar no visual marketing

O visual marketing é dar vida ao produto no ponto de venda. Uma decoração sem sentido pode atrapalhar as pessoas na hora da decisão de compra ou, ainda que o cliente realize o negócio, pode-se desperdiçar a oportunidade de convencê-lo a levar algo que combine com sua compra inicial — o que nos leva ao próximo erro.

 2. Atendimento mal treinado e desmotivado

O cliente chega à loja perguntando por um produto e buscando móveis que expressem a sua personalidade e, quando menos espera, ouve a resposta: “aquele modelo ali tem saído bastante”. Isso é o suficiente para desistir de tudo na mesma hora.

O vendedor é um consultor, quase um psicólogo. Ele precisa, sim, conhecer as tendências de moda, de arquitetura, cores, mas também tem que entender de gente. Perceber o tipo de cliente e suas necessidades pode ser o divisor de águas entre uma venda perfeita e um “vou dar mais uma pesquisada”.

3. Não conhecer e não identificar a concorrência

Este ponto é fundamental para que a gestão do seu negócio tenha sucesso. Os grandes varejistas já trazem para suas lojas uma quantidade incontável de móveis que transmitem a ideia de alto padrão. Diferenciar-se deles é um desafio que você terá de enfrentar.

Falando em concorrente, sabe aquele arquiteto que conhece um bom marceneiro? Pois é: ele também pode estar roubando suas vendas. Realizar promoções, cuidar do showroom e fidelizar clientes são algumas das maneiras de driblar estes adversários, além de apostar no bom gosto, é claro.

4. Preocupar-se com o custo e esquecer os benefícios

Quando alguém resolve fazer um belo projeto para a sua casa, é porque tomou a decisão de não querer se preocupar com móveis por um bom tempo. Assim, investir em produtos de qualidade, com fornecedores e montadores confiáveis, é certamente a maneira de evitar que sua loja seja mais uma na multidão.

Existem ainda outras ações que podem evitar diversos tipos de erros de marketing, como:

  • Elaboração de um plano de marketing consistente;
  • Criação de uma marca sofisticada que seja alinhada com seus objetivos;
  • Maneira dos vendedores se vestirem;
  • Apresentação dos projetos criados.

O lado positivo disso tudo é que as melhores soluções são simples. Uma bela decoração, treinamento de pessoal, softwares de 3D atualizados e uma fachada de tirar o fôlego, por exemplo, podem ajudar você a alcançar sucesso com sua marca e marcar presença com seus produtos!

E você, gostou deste artigo? Quer ficar por dentro das outras novidades que postamos? Assine nossa newsletter e receba todos os nossos conteúdos diretamente no seu e-mail!